Pesquise aqui!

sábado, 1 de outubro de 2011

Veja a importância de um país pertencer a um bloco econômico.


Blocos econômicos

            Os blocos econômicos são criados por grupos de países que se  uni e  fazem acordos entre si; com o objetivo de se tornar mais competitivo, facilitar e fortalecer o comércio  gerando um crescimento econômico entre os países membros. Essa é a nova tendência mundial, ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.

Os principais blocos econômicos



União Européia ( EU)

            Oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Tem como países membros: Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda (Países Baixos), Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Áustria, Finlândia e Suécia. E uma moeda única o EURO. Os cidadãos dos países membros podem circular livremente  pelos os países membros.

NAFTA   ( Tratado Norte-Americano de Livre Comércio )

            Funcionou no inicio de 1994; tem como países membros: Estados Unidos, México e Canadá. Não é uma zona de livre comércio, mas reduziu tarifas de aproximadamente 20mil produtos.


MERCOSUL ( Mercado Comum do Sul )

             Oficializado em março de 1991; fazem parte os seguintes países da America do sul: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Estuda-se a entrada de novos membros como Chile e a Bolívia. Com o objetivo de eliminar as barreiras comerciais, aumentar o comércio e futuramente uma única moeda.

PACTO ANDINO

          Criado em 1969 é formado por: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, tendo os Estados unidos  como principal parceiro econômico.

APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico)

            Criada no ano de 1993 na Conferência de Seattle (Estados Unidos da América) fazem parte do bloco: Estados Unidos da América, Japão, China, Formosa (também conhecida como Taiwan), Coréia do Sul, Hong Kong (região administrativa especial da China), Cingapura, Malásia, Tailândia, Indonésia, Brunei, Filipinas, Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Canadá, México, Rússia, Peru, Vietnã e Chile. Uma previsão para 2020  e de que  seja o maior bloco econômico do mundo.

ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático)

            Criada em 8 de agosto de 1967. Tem como países membros do Sudeste Asiático (Tailândia, Filipinas, Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos, Camboja).
           
BENELUX 

            É considerado o embrião da união européia; criado em 1958  e entrou em operação em 01 novembro de 1960. Tem com países membros Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Entendendo o processo de Importação e exportação.

Importação  X  Exportação

  
            Veja o significado de importação e exportação; quais os benefícios trazidos para um país na sua balança  comercial.
            A exportação consiste em  saída de produtos ou execução de serviços para/ em outro país. E importação  é à entrada de produtos ou execução de serviços vindo de outro país. Muitas vezes  os países vendem  os seus melhores produtos para o comércio exterior deixando produtos de baixa qualidade no mercado interno.
            Quanto mais um país exportar melhor será  para a sua balança comercial. Balança comercial é o nome da conta do Balanço de pagamentos onde se registram os valores das importações e exportações entre os países. Quando a exportação supera a importação há um Superávit na balança comercial; quando as importações são maiores que as exportações registram-se um déficit.
            As exportações representam  entradas de dinheiro no país; (exceto dinheiro de especulações); neste caso, diz-se  que a Balança comercial é favorável, ou seja, um saldo positivo, caso contrário saldo negativo.
            Quando a balança comercial do país registra um saldo negativo o  governo para equilibrá-la tem que recorrer às reservas cambiais de dólares que o Estado tem em caixa ou recorrer a empréstimos de banqueiros do exterior, este é um fato gerador da dívida externa.
           


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A história da moeda


                  No comércio a troca pode realizar-se da seguinte forma: A troca direta, escambo ou Permuta  não envolver o uso do dinheiro, troca-se um produto por outro; e,  a Troca indireta mais utilizada hoje em dia onde  envolve o uso da moeda.
            A moeda surgiu em diversas civilizações, com diversas formas de representação do valor monetário: conchas, o sal, o ouro, a prata etc.  O sal, foi usado como moeda entre os romanos e etíopes. Na Grécia Antiga, o boi (que era chamado pekus) foi utilizado como referência nas trocas comerciais.
             As primeiras ligas metálicas utilizadas na fabricação de moedas foram o ouro e a prata. Entre os babilônios, por exemplo, prata e ouro eram relacionados com a adoração da lua e do sol, respectivamente.
            O uso do ouro, prata e  cobre na cunhagem de moeda foi devido a sua raridade, beleza, imunidade à corrosão e valor econômico; a cunhagem manteve-se durantes séculos. Antigamente a moeda possuía um valor real dependendo do metal utilizado na sua  fabricação, hoje ela possui um valor nominal. Os países cunhavam em ouro suas moedas de maior valor, reservando a prata e o cobre para os valores menores. Ao longo dos séculos, a requisição de jazidas de ouro e de prata para a fabricação de moedas acabou se tornando cada vez mais difícil.
            Na Baixa Idade Média, a falta de moedas motivava os comerciantes das feiras a utilizarem letras de câmbio para o estabelecimento de alguma negociação. O papel moeda teve  origem, devido a um recibo, dado pelos ourives que guardava objetos de valor e esse papel circulava de mão e mão dando origem à moeda de papel. Com isso, o papel moeda acabou ganhando maior espaço no desenvolvimento das transações comerciais
            O objetivo do uso da moeda foi organizar a comercialização de produtos e substituir à simples trocas de mercadorias, ou seja: a troca de um produto por outro produto. Em geral, a moeda é emitida e controlada pelo governo do país, que é o único que pode fixar e controlar seu valor. O mercado de moeda funciona de maneira muito similar aos demais mercados: um aumento na quantidade de moeda no mercado diminui seu preço, ou seja, faz que com ela diminua seu poder de compra. Com o rápido processo de circulação de valores e as  economias cada vez mais integradas fizeram com que as moedas fossem substituídas por outras formas de pagamento, como o cheque e o cartão de crédito.





domingo, 25 de setembro de 2011

A História do Comércio


            No principio o homem colheu para comer, depois passou a guardar, sempre produziu para sua subsistência; posteriormente com o excedente passou a trocar. O comércio surgiu quando o   homem  passou a trocar um produto por outro.
            A troca foi por muito tempo, a principal forma de realizar o comércio; o homem foi evoluindo e criou mecanismos comerciais para facilitar o fluxo de mercadorias  como: a moeda, os Títulos de créditos, bancos, financeiras, bolsas de valores, etc. A invenção da moeda contribuiu para o desenvolvimento do comércio.
            Presente na história dos povos,  o comércio contribuiu no desenvolvimento de novas tecnologias e implantação de uma infra-estrutura adequada para facilitar o fluxo de mercadoria em nível planetário resultando no processo da globalização.
            No mercado, a oferta e a procura de um determinado produto/serviço permitem a existência do comércio, que pode ser formal (empresa legalizada) ou comércio informal ( empresa sem registro) ocasionando prejuízos ao país, pois clonam qualquer tipo de produto para a venda mais barata e isso resulta em prejuízos elevados.
            O comércio realizado entre países chamar-se comércio exterior. Quando um país A compra um produto de B, ela está importando. Quando o país A Vende um produto ao  país B, diz-se que ele está  exportando.e vice versa.

Pesquise aqui!