Pesquise aqui!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A história da moeda


                  No comércio a troca pode realizar-se da seguinte forma: A troca direta, escambo ou Permuta  não envolver o uso do dinheiro, troca-se um produto por outro; e,  a Troca indireta mais utilizada hoje em dia onde  envolve o uso da moeda.
            A moeda surgiu em diversas civilizações, com diversas formas de representação do valor monetário: conchas, o sal, o ouro, a prata etc.  O sal, foi usado como moeda entre os romanos e etíopes. Na Grécia Antiga, o boi (que era chamado pekus) foi utilizado como referência nas trocas comerciais.
             As primeiras ligas metálicas utilizadas na fabricação de moedas foram o ouro e a prata. Entre os babilônios, por exemplo, prata e ouro eram relacionados com a adoração da lua e do sol, respectivamente.
            O uso do ouro, prata e  cobre na cunhagem de moeda foi devido a sua raridade, beleza, imunidade à corrosão e valor econômico; a cunhagem manteve-se durantes séculos. Antigamente a moeda possuía um valor real dependendo do metal utilizado na sua  fabricação, hoje ela possui um valor nominal. Os países cunhavam em ouro suas moedas de maior valor, reservando a prata e o cobre para os valores menores. Ao longo dos séculos, a requisição de jazidas de ouro e de prata para a fabricação de moedas acabou se tornando cada vez mais difícil.
            Na Baixa Idade Média, a falta de moedas motivava os comerciantes das feiras a utilizarem letras de câmbio para o estabelecimento de alguma negociação. O papel moeda teve  origem, devido a um recibo, dado pelos ourives que guardava objetos de valor e esse papel circulava de mão e mão dando origem à moeda de papel. Com isso, o papel moeda acabou ganhando maior espaço no desenvolvimento das transações comerciais
            O objetivo do uso da moeda foi organizar a comercialização de produtos e substituir à simples trocas de mercadorias, ou seja: a troca de um produto por outro produto. Em geral, a moeda é emitida e controlada pelo governo do país, que é o único que pode fixar e controlar seu valor. O mercado de moeda funciona de maneira muito similar aos demais mercados: um aumento na quantidade de moeda no mercado diminui seu preço, ou seja, faz que com ela diminua seu poder de compra. Com o rápido processo de circulação de valores e as  economias cada vez mais integradas fizeram com que as moedas fossem substituídas por outras formas de pagamento, como o cheque e o cartão de crédito.





Pesquise aqui!