No principio o homem colheu para comer, depois passou a guardar, sempre produziu para sua subsistência; posteriormente com o excedente passou a trocar. O comércio surgiu quando o homem passou a trocar um produto por outro.
A troca foi por muito tempo, a principal forma de realizar o comércio; o homem foi evoluindo e criou mecanismos comerciais para facilitar o fluxo de mercadorias como: a moeda, os Títulos de créditos, bancos, financeiras, bolsas de valores, etc. A invenção da moeda contribuiu para o desenvolvimento do comércio.
Presente na história dos povos, o comércio contribuiu no desenvolvimento de novas tecnologias e implantação de uma infra-estrutura adequada para facilitar o fluxo de mercadoria em nível planetário resultando no processo da globalização.
No mercado, a oferta e a procura de um determinado produto/serviço permitem a existência do comércio, que pode ser formal (empresa legalizada) ou comércio informal ( empresa sem registro) ocasionando prejuízos ao país, pois clonam qualquer tipo de produto para a venda mais barata e isso resulta em prejuízos elevados.
O comércio realizado entre países chamar-se comércio exterior. Quando um país A compra um produto de B, ela está importando. Quando o país A Vende um produto ao país B, diz-se que ele está exportando.e vice versa.